Conselhos para ir bem em entrevistas de emprego

Postado por: Emprega Agora! 03/03/2020 13:12:59

Conseguir o emprego dos seus sonhos pode ser difícil. Além do desemprego em alta no Brasil, pode ser mais complicado quando você não tem ideia do que os empregadores estão procurando. Outro problema é perceber que o mercado de contratações — tanto em grandes quanto em pequenas empresas — é um negócio que está mudando rapidamente. No entanto, há um elemento-chave que quase sempre faz parte do processo e nunca deve ser subestimado: a entrevista pessoal. "A entrevista continua sendo o aspecto mais importante de qualquer processo de seleção", diz Jen Tippin, especialista em recrutamento de pessoal do Lloyds Banking Group, segunda maior instituição financeira do Reino Unido. 1 - Faça uma pesquisa Não vá à sua entrevista às cegas. Tente descobrir quem serão os recrutadores e aprenda tudo o que puder sobre eles. Também é importante conhecer o trabalho da empresa com profundidade: o que ela faz? Qual o salário médio? Quem está encarregado pelo quê? Qual a posição da empresa em seu setor de atuação? Quem são os principais concorrentes? 2 - Pratique suas respostas Faça uma lista das perguntas que podem ser feitas e pratique respondendo todas. Se você tiver poucas ideias, há muitos lugares onde você pode encontrar questionamentos comuns em entrevistas de emprego. Ao preparar suas respostas, tente imaginá-las de uma maneira narrativa: tenha exemplos concretos de onde, quando e como você demonstrou as habilidades que os empregadores procuram para a vaga. Essas breves histórias sobre suas realizações e experiências passadas devem ilustrar como você era valioso para seus antigos colegas ou subordinados, e o que você oferecerá em sua nova função se for contratado. 3 - Vista-se bem As primeiras impressões continuam sendo as mais importantes: muitos empregadores em potencial podem decidir te excluir do processo nos primeiros 30 segundos. E, embora você possa fazer um ótimo trabalho durante a entrevista, se sua roupa está inadequada, é provável que seu esforço seja uma batalha perdida. Virginia Eastman, especialista em recursos humanos, conta que uma vez entrevistou um homem que aspirava a uma vaga de gerente em uma empresa de mídia: "Seu mau cheiro e falta de higiene pessoal entraram na sala três minutos antes dele".